segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A música

A música é arte de expressão através do som. É também a única linguagem universal. A música se sustenta em três propriedades fundamentais:

·         Melodia
·         Harmonia
·         Ritmo

Melodia é a combinação de sons de várias alturas sucessivos (dados um após outro).

Harmonia é a combinação de sons simultâneos (dados todos de uma só vez). Essa propriedade não é obrigatória para existir música.

Ritmo é uma sequência de valores que se repetem na execução de uma melodia. O ritmo pode ser tético, anacrústico ou acéfalo.
A Música também para outro ponto se divide em duas:
Música Sacra: considerada a música que louva a Deus.
Música Profana: é a música não-sacra, vinculada as tradições não religiosas ou cultivas da intelectualidade humana. O termo refere-se também a toda a música feita fora do culto ou sem o intuito do louvor. Desenvolveu-se no período medieval.

Algumas frases de compositores sobre a música

A música é maior aparição do que toda a sabedoria e filosofia. (Beethoven)

"Os músicos não se aposentam - param quando não há mais música em seu interior." (Louis Armstrong)

"Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza." (Miguel de Unamuno)

O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação. (Beethoven)

Noção de Ritmo

Como falado anteriormente, o ritmo pode ser tético, anacrústico ou acéfalo. Cada ritmo possui características próprias que podem ser facilmente observadas.

O ritmo é tético quando a melodia inicia com todos os tempos completos. Inicia-se no tempo forte.

O ritmo é anacrústico quando a melodia inicia incompleta.

O ritmo é acéfalo (ou decapitado) quando a melodia inicia em parte fraca de tempos, causando uma sensação de contratempo. Nesse caso, a melodia se inicia com pausas.

Exemplos:
Ritmo acéfalo
Ritmo tético



11 comentários:

  1. O ritmo é tético quando a melodia inicia com todos os tempos completos. Inicia-se no tempo forte. *está escrito acima.

    ResponderExcluir
  2. E quando uma partitura começa no tempo fraco, no soprano, e o restante das partes, inicia-se com pausas? Como devemos dizer que é o ritmo? Anacrusico e Acefalo? Obrigada, Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o soprano é anacrúsico, enquanto as outras vozes supondo que inicie no início do próximo compasso vão entrar em ritmo tético. As vozes não estarão entrelaçadas inicialmente (ritmicamente falando) por obrigatoriedade. Pode-se perceber que depois do primeiro compasso, aí sim, os ritmos de todas as vozes se tornam um só. Havendo repetição da mesma situação inicial no decorrer da melodia, perde-se essa "unidade rítmica", mas depois volta a ser um só ritmo

      Excluir
  3. Quando o primeiro compasso de uma melodia é incompleto, porem, inicia-se no tempo forte, ex.: quaternário simples com apenas dois tempos no primeiro compasso, completado com dois tempos do ultimo compasso da melodia. Este é um ritmo Tético, Anacrúsico ou Acéfalo? obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade se o compasso e quartenário e a melodia inicia-se no tempo forte do compasso, creio que o ritmo sera TÉTICO mesmo que aja pausa em algum tempo ou parte de tempo. Só não poderá haver pausa na cabeça do primeiro tempo e o compasso tem que estar completo. E devemos lembrar que o silencio também faz parte da música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço da suas palavras as minhas palavtas Fabio, verdade, todos nos devemos lembrar que a pausa também são figuras positivas (como diz a Maria Priolli)

      Excluir
  5. Na verdade se o compasso e quartenário e a melodia inicia-se no tempo forte do compasso, creio que o ritmo sera TÉTICO mesmo que aja pausa em algum tempo ou parte de tempo. Só não poderá haver pausa na cabeça do primeiro tempo e o compasso tem que estar completo. E devemos lembrar que o silencio também faz parte da música.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. qual é a diferença do compasso completo do incompleto do ritmo inicial acéfalo?

    ResponderExcluir